A relação entre mágoas e o câncer é um tema complexo e ainda não totalmente compreendido pela ciência.
Não é novidade que a saúde do corpo e da mente são aspectos interligados, e que um pode impactar positiva ou negativamente o outro. Entretanto, será que é realmente possível dizer que o câncer é uma doença que pode ter sua origem relacionada a sentimentos como mágoas e tristezas?
Quanto às emoções, sabemos que o estresse crônico e a depressão podem afetar negativamente o sistema imunológico, que desempenha um papel importante na defesa contra o câncer. No entanto, ainda não existem evidências conclusivas de que as mágoas ou emoções negativas específicas causem diretamente esta doença.
É fundamental entender que cada pessoa é única e que o desenvolvimento do câncer é resultado de uma combinação complexa de fatores. É sempre recomendado buscar orientação médica adequada, realizar exames de rotina, quando indicados, e adotar hábitos saudáveis de vida para prevenir doenças, incluindo o câncer.
Sempre digo às minhas pacientes que “cabeça ruim não controla corpo saudável”! Esteja sempre buscando seu bem estar psicológico e se coloque como prioridade.